Promoção do envelhecimento
ativo e apoio à população idosa
Passeios Seniores Consiste na realização de encontros e viagens exploratórias de cultura, tradições, património material e imaterial de âmbito regional e nacional, permitindo o convívio entre idosos e a partilha de experiências em grupo. As viagens para idosos apresentam vantagens e benefícios ao nível da promoção da saúde física e mental, da criação de novas memórias, da manutenção do cérebro ativo, e da melhoria da integração social e da sociabilização.
Academia Sénior Espaço de desenvolvimento de ofícios e manualidades, de estimulação intelectual e cognitiva, de criação de novos interesses ao nível artístico e cultural com vista à ocupação de tempos livres. A Academia Sénior pretende ser um espaço de partilha de conhecimentos e saberes com as gerações mais novas, de convívio, de experiência e participação em atividades diversificadas, tais como: desporto, oficinas artísticas e manuais e encontros intergeracionais.
Serviço de Voluntariado Criação de uma rede de voluntários preferencialmente constituída por jovens que tem como objetivo apoiar idosos em pequenas tarefas do quotidiano e fazer-lhes companhia, diminuindo o isolamento e proporcionando momentos de convívio social.
Orquestra Sénior Desenvolvimento de uma orquestra sénior recorrendo à criatividade e ao desenvolvimento de instrumentos musicais, produzidos através de desperdícios para a reciclagem. Para a execução da atividade os idosos são convidados a desenvolver e construir os seus próprios instrumentos musicais, dando posteriormente lugar à construção de melodias e de um concerto final que culmina com uma ou mais apresentações públicas.
Dia Municipal do Idoso Evento anual de animação e convívio entre os idosos das freguesias de Águeda e Borralha, Macinhata e Valongo do Vouga. O evento servirá, também, como mostra pública do trabalho desenvolvido pelos seniores no âmbito das atividades do CLDS e como forma de sensibilizar a comunidade para a importância do envelhecimento ativo. |
Teatro Sénior Pretende juntar, através, do teatro, um grupo de pessoas de “idade maior” para uma experiência lúdica e artística, sensibilizando-os para a intervenção direta nas atividades culturais e artísticas do concelho e sensibilizar as gerações mais jovens para as tradições culturais, modos e hábitos de vida antigos. A atividade culmina com uma ou mais apresentações públicas em eventos ou espaços culturais a definir em conjunto com o Município.
Arte Urbana: Desafio +65 Serviço de apoio à população idosa que se encontra em situação de isolamento social, tristeza e solidão. A atividade tem como objetivo aproximar os mais velhos a uma forma de expressão artística que está relacionada aos mais jovens: a arte urbana. Para isso, serão realizados Workshops de arte urbana direcionada aos idosos, onde estes poderão aprender e experimentar técnicas de artes urbana (e.g. grafiti) que culmina em várias pinturas murais na cidade de Águeda. Uma vez que os idosos tendem a ser, na sua generalidade, pessoas muito inseguras e com pouca autoestima, esta atividade prevê utilizar a arte para desafiar e experimentar uma nova atividade, para a qual todos têm capacidade de fazer e onde não existe certo ou errado, nem bem ou mal. A cada desafio proposto espera-se que os idosos se transformem e que a sua autoestima cresça, combatendo os sentimentos de solidão e de isolamento social.
Coro CLDS A dinamização de um coro sénior tem como objetivo estimular na população idosa o gosto pela música e promover as tradições musicais junto das gerações mais novas. A atividade tem ainda como objetivo proporcionar momentos de convívio e interação social entre pares e com a comunidade geral através da apresentação pública em vários eventos promovidos pelo Município, Juntas de Freguesia e demais entidades.
Não saia de casa. Nós vamos por si! Na sequência da pandemia COVID-19 que fragiliza, essencialmente, a população mais idosa e destacando o Eixo 3, como tendo indicador principal a população sénior sem retaguarda familiar e em isolamento social, foi criado um serviço de apoio à população com idade igual ou superior aos 65 anos e que se encontre em situação de isolamento e sem retaguarda familiar. A atividade visa essencialmente o apoio a esta população, nomeadamente nas compras de supermercado e de farmácia, bem como no pagamento de serviços (água, luz e gás). De forma a protegerem-se e a não saírem de casa, a equipa do CLDS desloca-se a casa destes idosos e mediante o seu pedido (telefónico) leva-lhes os bens essenciais, os medicamentos e se for necessário também se disponibiliza um Terminal de Pagamento Automático onde podem efetuar os pagamentos das suas contas de água, luz e gás. |